“Você recebeu um
nome, um chefe, um amigo e uma razão para viver”. Mas nenhuma
dessas coisas é o que parece. Preste atenção, DOGMEAT! Uma curva
errada, e você está morto! Assim começa Sewer Shark, O primeiro
jogo da saudosa Digital Pictures que também foi o primeiro jogo em
FMV para consoles.
Hasbro Control-Vision |
Apesar disso tudo, a
versão do SEGA- CD devido às limitações do console jamais fez jus
à visão original do game. Isso só foi possível anos mais tarde,
com o lançamento do port para o 3DO.
História
Ambientado em um futuro
pós-apocalíptico, a superfície da Terra está inabitável e o que
restou da humanidade foi forçada a viver em apertadas e precárias
colônias subterrâneas constantemente ameaçadas por enormes e
perigosos animais com mutações.
Estes infestam uma vasta rede de tubulações de esgoto que pertencem ao último refúgio da raça humana, a paradisíaca cidade de Solar City, cuja localização e acesso são incertos e proibidos para que não vive lá.
Estes infestam uma vasta rede de tubulações de esgoto que pertencem ao último refúgio da raça humana, a paradisíaca cidade de Solar City, cuja localização e acesso são incertos e proibidos para que não vive lá.
Neste cenário existem
os “Sewer Jockeys”, pilotos de naves exterminadoras de pragas
chamadas “Sewer Sharks”, apertados veículos de combate que
viajam a velocidades vertiginosas dentro dos túneis, armados com
poderosos canhões elétricos e que mantém os esgotos livres das
criaturas e a cidade à salvo. Os Jockeys têm um chefe, chamado
Stenchler, cuja única preocupação é fazer com que seus
funcionários durem o suficiente para dar algum lucro para que possam
ser descartados logo em seguida, pois se um Sewer Jockey passar tempo
suficiente nas tubulações pode começar a conhecer o local muito
bem, à ponto de descobrir a localização secreta da entrada de
Solar City e fugir para lá.
A esperança de uma
vida longe dos subterrâneos é o motivo que atrai dezenas de novos
pilotos todos os dias para arriscar a vida nos tubos. A mão de obra
portanto é vasta e a rotatividade grande, os esgotos não são
brincadeira: Uma bifurcação errada ou perdida significa morte
certa, não há como virar ou frear a nave.
O game começa no
primeiro dia de trabalho do jogador, que já de cara ganha o apelido
de “Dog Meat” (comida de cachorro) pelo seu co-piloto, o veterano
“Ghost”. Em seguida é hora de conhecer Falco, uma piloto
experiente que acredita saber a rota para a superfície. O jogador
conta ainda com o apoio de um pequeno robô-guia chamado “Catfish”.
É ele quem dá as direções seguras dentro da viagem e avisa sobre
perigos e problemas à frente.
O Jogo
Blueprint de um XIV-12 Sewer Shark, com anotações de "Ghost". |
Falco, Stenchler e Ghost |
Propaganda do jogo na versão de SEGA CD |
O Jogo
Sewer Shark é um rail
shooter em FMV (Full Motion Video), o primeiro produzido pela Digital
Pictures, que mais tarde ficou famosa por diversos outros títulos
para SEGA CD e 3DO, como Supreme Warrior, Corpse Killer e Night Trap.
O estúdio é conhecido por entregar jogos com boas atuações. Em
Sewer Shark o destaque é para o já citado co-piloto “Ghost”,
interpretado pelo ator David Underwood.
Jogado em primeira
pessoa, você atira nas ameaças na tela em um esquema parecido com
Starblade ou Burning Soldier com uma pitada de Dragon’s Lair, pois
precisa mudar de direção constantemente, ou ficará sem combustível
ou colidirá com um beco sem saída.
"Welcome to the tubes, Dog Meat!" |
As direções corretas
são repassadas por Catfish por meio de coordenadas numéricas e em
áudio como “three, six, twelve”, que significam que a rota
segura para o jogador consiste em virar na próxima bifurcação para
a direita, na seguinte para baixo e na conseguinte para cima.
Também é preciso
ficar de olho no medidor de CO² da nave, que de vez em quando
precisa ser descarregado (você receberá um aviso para apertar o
botão C), e no combustível, que só pode ser reposto em estações
muito espalhadas umas das outras (novamente, você será lembrado e
precisará ficar de olho em um indicador verde sobre os túneis).
Ghost e Catfish podem ajudar, mas não vão salvá-lo para sempre. |
Inimigos no jogo (clique para ampliar) |
O jogo é bastante
difícil e apresenta uma curva de aprendizagem sólida, ensinando
suas mecânicas gradualmente e permitindo ao jogador errar pelo menos
uma vez a cada novo desafio apresentado, não tolerando um segundo
erro em nenhuma das situações.
Com o tempo nos esgotos
as ameaças vão se intensificando, passando de inocentes ratos
mutantes até a morcegos monstruosos, escorpiões gigantescos e
crocodilos radioativos. As ameaças no início são apenas
decorativas, mas próximo do final matam o jogador caso ele não as
elimine.
É um game que testa
pra valer os reflexos e capacidade de memória do jogador,
obrigando-o a prestar atenção em múltiplas partes da tela e
lembrar de dicas em áudio ao mesmo tempo.
Gráficos e Som
Gráficos e Som
Sewer Shark é dirigido
por John Dykstra, um dos fundadores da Industrial Light and Magic,
empresa de efeitos visuais de George Lucas. Dykstra ganhou dois
Oscars pelos efeitos de Star Wars e mais um pelo trabalho em Spider
Man 2, além de vários outros prêmios na indústria
cinematográfica. Além desses, é responsável pelos efeitos de Ghost in the Shell, Godzilla, Django Livre e X-Men First Class, entre outros. O game é bonito e envelheceu bem porque utiliza somente efeitos
práticos (sem computação gráfica), incluindo os monstros que são
modelados em argila e animados em stop-motion.
Comparação entre a versão de 3DO e SEGA CD
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No Brasil: Muito raro
Versão completa de Sewer Shark |