No início dos anos 90, tudo era relativamente novo no campo dos CD-ROMs. Acostumada com as limitações dos cartuchos e disquetes, a indústria do entretenimento de uma hora pra outra se viu nas mãos com uma mídia onde o espaço, para os padrões da época, era quase ilimitado. Usuários equipavam seus PCs com seus novíssimos "Kits Multimídia" e o mercado, ávido por software para experimentar a nova tecnologia, era inundado de títulos, alguns com qualidade bastante duvidosa. A internet como conhecemos hoje era pura ficção científica. Então todo tipo de conteúdo como enciclopédias, desenhos interativos, ganhava espaço.
Mas um bom sistema de PC doméstico capaz de rodar tudo isso era caro, pelo menos três vezes mais caro que os iniciais $700 do 3DO (cabe aqui falar que este valor, largamente citado internet afora, foi na verdade o preço inicial sugerido que poucas lojas praticaram. A maioria vendia o console na faixa de $599).
O 3DO foi um console concebido para ser um centro de entretenimento para a família, compatível com todos os tipos de mídia ótica existentes até então. Além de jogos, estava nos planos da empresa lançar sua própria linha de CD-ROMs educativos, que não eram necessariamente jogos, mas títulos que uniam educação e entretenimento.
Propaganda de "Oceans Below" |
Vamos a uma rápida olhada em alguns títulos exclusivos da biblioteca do 3DO que merecem ser lembrados, praticamente todos variando de raros a raríssimos no Brasil:
20th Century Video Almanaq
Os mais velhos aqui devem lembrar-se do famoso "Almanaque Abril", que fez sucesso no Brasil na edição impressa e depois na forma de CD-ROM nos anos 90. Este disco é muito parecido com ele. Bastante ilustrado com fotos e vídeos, cobre história e atualidades de maneira superficial mas sucinta.
Pesquisas à mão |
3D Atlas
Um avô offline do Google Earth, bastante limitado, porém muito mais interessante do que abrir um Atlas de papel na Biblioteca da escola. Clipes e fotos de várias cidades e pontos turísticos do mundo enriquecem a experiência.
Carrier: Fortress at the Sea
Este é um título interessante, bem ilustrado e repleto de informações sobre porta aviões. Traz também uma detalhada abordagem sobre a atuação deste tipo de embarcação na Guerra das Malvinas, com vídeos e listas de vitórias e baixas em combate. Para amantes do tema, ainda é bastante relevante em suas informações. Vem com um joguinho bacaninha onde você tenta pousar um F-15 no convés em pleno mar.
Carrier: Detalhado |
Digital Dreamware
Um CD com músicas techno onde você através do joystick pode mixar fundos, cores e formas em tempo real, como um caleidoscópio eletrônico. Uma prova cabal de que naquela época quase tudo que se produzia chegava as prateleiras.
ESPN Sports Surreal |
Série produzida pelo canal ESPN, composta de 8 títulos, alguns deles assinados por esportistas famosos. Dicas, tutoriais e aulas cobrindo vários esportes. Os títulos são:
Mathemagics
Um pocket show interativo de Arthur T. Benjamin, famoso matemático performático americano.
Basicamente são como truques de mágica, mas com números. O CD cobre 9 tópicos, cada um contendo 4 vídeos onde Benjamin faz um truque e demonstra cuidadosamente como você pode repeti-lo. Título bastante raro do 3DO não só no Brasil, como no mundo.
Oceans BelowÉ hora da matemágica! |
Este título se apresenta como uma escola de mergulho sem água. Você também tem acesso a um banco de imagens e vídeos de mergulhadores e seus achados no oceano. Pense em "Aquanauts Holiday" de PS1 com ainda menos interação e diversão.
Booooring |
Shelley Duvall It's a Bird's Life
Uma aventura interativa de um grupo de pássaros tropicais que saem dos EUA procurando suas raízes na Floresta Amazônica. Ilustrado e animado com um resultado irregular, ora bonito, ora muito feio, narrado pela atriz Shelley Duvall, aquela que faz a esposa do Jack Nicholson em "O Iluminado". Em tempo: Ela só aparece nessa foto aí abaixo, na abertura do game. Depois disso é substituída por um desenho que lembra mais a Daphne do Scooby Doo.
Space ShuttleUm CD... iluminado, com certeza |
Uma enciclopédia digital, bastante completa, cobrindo todas as missões dos Ônibus Espaciais americanos (inclusive o desastre da Challenger) até a data. Extensos dados para acessar como tripulação, fotos e pequenos vídeos de cada uma delas acompanham o pacote. Até mesmo horários e atrasos nos lançamentos são cobertos. Há um pequeno e esquecível joguinho onde você precisa atirar em lixo espacial.
Supermodels Go WildCapa e algumas telas do título |
Apresenta "Supermodelos" fazendo coisas radicais, como se dependurar nas cordas de um barco, andar de bicicleta ou correr muito rápido. Vestindo bikinis. A capa é sugestiva, mas o título é decepcionante, para dizer o mínimo.
Takeru
Muito mais comportado que o título sugere. |
Takeru
Exclusivo do Japão, este é nada menos que um mangá interativo. Belissimamente ilustrado, conta a história do guerreiro homônimo e sua busca por mulheres bonitas, encrenca e glória, não necessariamente nesta ordem. Você pode salvar a história e avança as páginas com o botão A.
The AnimalsCapa e cenas de Takeru |
Uma visita interativa ao zoológico de San Diego, Califórnia. Descrições detalhadas dos animais além de muitas fotos e vídeos.
Toon Time ... in the Classroom
Hmmm... melhor assistir o Animal Planet. |
Toon Time ... in the Classroom
Outro CD com desenhos animados interativos, todos bastante antigos, que provavelmente na época já eram de domínio público. A seleção é variada, destacando os desenhos do Patolino, Pernalonga, e Superman. A qualidade de imagem é irregular, já que o material original é bastante antigo.
Sessão de desenhos na sala de aula. No meu tempo tinha que ficar assistindo "Fernão Capelo Gaivota". |
Woody Woodpecker - Volumes 1, 2 e 3 (Pica Pau)
Discos com 4 desenhos completos cada um. Boa compressão de imagem e som cristalino. Além de assistir você podia interagir com os desenhos, girando e dobrando a tela. Muito legal e atemporal.
Este título é divertido em qualquer época |
World Cup Super Stadium
Outro exclusivo do Japão, é um banco de dados com a história de todas as Copas até 1994, contendo fotos e vídeos de muitos momentos memoráveis. E tem o Romário na capa.
Infelizmente, somente em japonês |
Além desses existem muitos outros, inclusive lançamentos japoneses bastante obscuros. Foi mais uma inovação do 3DO que acabou "não pegando", não pelas baixas vendagens dos títulos e do console, mas porque a Internet começou a se popularizar e mesmo limitada a conexões de 28 - 56 kbps era muito mais interativa e interessante.
Se topar com esses títulos tenha em mente que são algo interessante para colecionar e saciar a curiosidade. Dificilmente você terá diversão ou fará uso extenso desses softwares como faz com os jogos.