Nem tudo foram flores na casa de Trip Hawkins. Este será um post divertido: Lembraremos (e avisaremos você) de alguns dos mais infames e decepcionantes games lançados no console. Além da escala de raridade utilizaremos outra, a escala de distância que você deve manter do jogo citado.
Plumbers Don't Wear Ties (1994)
Começaremos pelo óbvio, para nos livrarmos logo dele. Este "jogo" é uma tremenda sacanagem (nos dois sentidos). A capa sugere algo picante e divertido mas na verdade não passa de um slideshow interativo mostrando alguns segundos de vídeo que passam com uma compressão pior que a do SEGA CD. Aparece em 15 de 10 listas de piores jogos de todos os tempos.
No Brasil: Bastante raro.
Distância segura: 516 km.
Plumbers: Pois é.
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Mazer (1995)
Um jogo com perspectiva isométrica, personagens digitalizados, lançado pela American Laser Games? Parece bom! Esses fatores devem ter enganado muita gente, afinal a série Mad Dog e Crime Patrol são sinônimos de qualidade. Mas a capa, com uma foto em baixa resolução e mal recortada já entregava que dali não devia se esperar muito. Há quatro personagens para escolher, um mais cliché que o outro: Um toureiro, um viking, um samurai e um psycho soldier norte americano. Mazer parece bom à primeira vista. Gráficos e sons são ainda assim muito decentes. Mas a jogabilidade é lenta e travada e os inimigos desbalanceados.
Distância segura: 25m.
Mazer pelo menos é bonito...
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Shadow: War of Sucession (1995)
Mais um exemplo de um jogo de luta digitalizado que falha miseravelmente. Os personagens são feios, duros e os movimentos são mal coreografados e executados. Nem mesmo os golpes convencem pois claramente os atores-lutadores não tinham elasticidade alguma na hora de gravar. Gráficos amadores e sons irritantes fecham o pacote.
No Brasil: Não tão raro.
Distância segura: 18 km.
...Shadow nem isso é.
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Real Pinball (1994)
Não sei por onde começar nesse caso. Física sem sentido. Palhetas que levam 2 segundos para responder. Bola pegajosa. Mesas sem graça. Fuja desse game como se só de olhar pra ele você pudesse contrair uma doença mortal. A versão japonesa se chama "Fireball".
No Brasil: Raro
Distância segura: 16,30 Km.
Dá vontade de dormir só olhando para as mesas.
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Wacky Races (1994)
Sim, esta é a "Corrida Maluca" que todos conhecemos. Dick Vigarista, Mutley, Quadrinha da Morte, Penélope Charmosa, Irmãos Rocha, etc. Estão todos no disco. Isso é legal. Mas paramos por aqui. Pra começar, é um game exclusivo do mercado japonês, então obviamente todos falam japonês. Como na época a computação gráfica estava saindo dos laboratórios e se tornando acessível para as desenvolvedoras, todos os desenhos foram trocados por versões em CG. É necessário reconhecer que o trabalho ficou bom, considerando o ano que foi feito, mas falta uma conexão, pois o desenho era muito mais legal.
Mas se você esperava um jogo de corrida no estilo de Mario Kart, esqueça. Wacky Races é uma mistura de desenho interativo, jogo de azar e troca de itens. Você não controla ninguém. Faz uma aposta no início, o computador seleciona trechos randômicos do disco e monta uma corrida. Então espera pacientemente ela acabar para ver quem foi o vencedor. Vitórias e derrotas dão direito a prêmios e itens que você troca por créditos para apostar na próxima. Tudo em japonês, sem poder entender nada. Divertido como ver a grama crescer.
Distância segura: 2m
Não deixe essas telas enganarem você. Isso é CG.
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DOOM (1995)
Somos todos fãs do shooter da id Software, que apareceu em praticamente todos os consoles que existem no mundo. E esta versão é considerada a pior de todas (sim, pior que a do 32X). Doom para 3DO poderia ter sido uma das melhores encarnações do game na época, mas problemas de desenvolvimento e troca de equipe fizeram que o jogo fosse lançado às pressas e com o código não otimizado, havia dúvidas sérias de que ele fosse lançado inclusive. O resultado é um game onde a lentidão chega impossibilitar os combates nos momentos mais intensos. A tela é minúscula. Há um porém: As músicas foram regravadas e são absurdamente boas, você precisa ouvir pra crer.
Distância segura: 5m (o suficiente pra ouvir a trilha sonora)
OK, ainda assim, é DOOM.
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Vamos parando por aqui. Mas há material pra continuarmos a série, no futuro.