Social Icons

facebookemail

Out of This World / Outer World (Another World)


Este é um dos maiores clássicos dos games de todos os tempos. Originalmente conhecido como Another World, teve versões para diversos consoles e computadores, desde o Atari ST até celulares modernos. Todas são praticamente iguais na jogabilidade e na história, mas a versão do 3DO se destaca pela beleza dos gráficos e pela trilha sonora.




História

Lester Knight Chaykin é um jovem físico que trabalha em uma experiência com um acelerador de partículas em seu laboratório subterrâneo para entender as origens do universo. Uma noite, ao conduzir um teste de rotina, uma tempestade lança um raio que atinge o experimento, que entra em colapso e lança Lester a uma outra dimensão no tempo e no espaço. Um lugar hostil cujo menor descuido custa a vida, habitado por feras e seres alienígenas, onde você só pode contar consigo mesmo e com Buddy, um habitante local que conhece no início do jogo.


O Jogo
Out of this World é um game de plataforma com scroll lateral e gráficos 2D vetorizados. Seu estilo é único e resistiu bravamente ao tempo, não possuindo HUDs ou indicadores de qualquer tipo senão uma pequena barra de oxigênio que aparece nas sequências sob a água. Pode ser jogado sem problemas mesmo hoje por qualquer pessoa que não o conheça, o que não pode ser dito de muitos outros jogos retrô.

Abertura cinematográfica
Os controles são basicamente um botão para pulo, outro para corrida e outro para disparar a arma (que Lester adquire mais tarde no jogo), sendo que com ela um toque breve no botão aciona um campo de força, um toque normal dispara e um toque prolongado concentra o poder de vários tiros em um só.
O game  foi criado pelo programador francês Éric Chahi praticamente sozinho durante quase 3 anos. O original conta com uma belíssima trilha sonora de Jean François Freitas.



Out of This World 3DO
No console o game manteve a jogabilidade mas recebeu várias melhorias sonoras e gráficas, como maior resolução e cenários pintados à mão. A música causa alguma polêmica pois foi completamente refeita e se assemelha a uma trilha sonora de filme, tocando continuamente.  O compositor da trilha sonora do 3DO é Andrew Dimitroff, que foi compositor e/ou produtor de diversas trilhas de jogos e seriados, estando envolvido em projetos como SIM City e as séries Street Fighter, Caça Fantasmas, She-Ra e ALF, para citar alguns. Apesar de bela, puristas preferem a versão original, e o próprio Chahi diz não gostar dessa mudança.

Versão japonesa
A Interplay, publisher do jogo, fez na capa americana do 3DO o que já havia feito nos outros jogos que lançou no sistema (Battle Chess, Alone in the Dark): Para reduzir custos, uma mutilação horrenda. Basicamente eles recortam um pedacinho da arte original que mantém colorida e o restante convertem para um tom azul-esverdeado, com uma fonte comum em vermelho, deixando a capa sem graça e parecendo ser uma versão pirateada até. A edição japonesa chama-se Outer World e neste caso, como todos os lançamentos do 3DO no japão, a embalagem é sensacional.



Curiosidades
- Se entrar com a password BRGR -uma referência a Rebecca "Burger" Heinmann, que fez o port do jogo para o 3DO - você tem acesso a um jogo escondido, chamado Stalactites.

Stalactites
- A versão do 3DO além dos gráficos melhorados restaura o sangue e a breve nudez das mulheres na cena da piscina, que foram retiradas no port do SNES.

- Após os créditos vemos uma continuação do final onde (spoilers) o corpo de Lester é levado por uma ave alienígena até a aldeia onde Buddy vive, que em seguida é atacada. Esta na verdade é a abertura de Heart of the Alien, a sequência de Out of This World lançada para SEGA CD. Aparentemente havia planos para lançá-la também no 3DO, visto que os gráficos deste pequeno trecho foram também redesenhados no mesmo estilo do resto do jogo.


Feras, pedras e muitos tiros aguardam Lester
___________________________________________________
No Brasil: Não é raro.



Translate