Social Icons

facebookemail

Foes of Ali


"Voe como uma borboleta, ferroe como uma abelha."
Vamos com mais um exclusivo do 3DO. Foes of Ali foi lançado pela EA Sports em 1995 e é mais do que um jogo de luta: É um resumo interativo da carreira de Cassius Clay, mais conhecido como Muhammad Ali, o maior boxeador de todos os tempos.

O game cobre todas as lutas do atleta como profissional, com o resultado e estatísticas de cada uma bem como o perfil do adversário, todos baseados em lutadores reais, além do estilo de luta e pontos fortes e fracos da cada um.

Tela de boot, menu principal e pré luta
Não é um game de luta normal, é "O" simulador de boxe daquela geração. Isso pode frustrar quem busca algo mais frenético tipo um Virtua Fighter.

Graficamente é impecável e um dos melhores no 3DO. Vindo da EA Sports você pode esperar menus bem feitos, fotos históricas e muita informação, com um acabamento ímpar. Os boxeadores foram recriados respeitando detalhes e particularidades físicas e técnicas, como fisionomia, peso, movimentação e resistência. Os cenários simulam bem as arenas do esporte mas o público segue um padrão que já estava caindo em desuso na época: Textura de multidão sem animação, apenas ocasionais flashes de máquinas fotográficas.

Há mais de 20 ângulos de câmera incluindo um livre que você pode posicionar onde quiser e o "Broadcast TV", que simula uma transmissão, sem barras de energia e alternando ângulos para enfoques mais dramáticos. Também é possível jogar em primeira pessoa com direito a tela turvar quando você é atingido diretamente ou ficar escura se receber várias pancadas nos olhos. Também simula tontura no final do combate. Suor e sangue espirram do rosto quando atingidos e a textura do lutador vai mudando conforme o adversário (ou você) é espancado.

Clay aplicando castigo: tontura e sangue no ringue 
O Som apresenta ambiência de estádio, gritos de incentivo, música ocasional e um narrador que anuncia os lutadores antes de cada luta. No modo "carreira" após o combate há uma narração que nos conta como acabou a luta real em que ele foi baseado.

Eye of the Tiger
A jogabilidade, como dito antes, é voltada para simulação. Você pode escolher uma luta de exibição, uma luta histórica, montar um campeonato ou recriar a carreira profissional de Ali do início ao fim. Outra coisa que pode fazer é escolher dois lutadores que jamais se enfrentaram na vida real como Bob Foster e Chuck Wepner, programar uma luta de 15 rounds, deixar o comando nas mãos do computador, abrir uma cerveja e assistir para ver qual cairá primeiro. Aliás, falando em cair, uma dica para quando você for jogar: A EA Sports fez um ótimo trabalho de pesquisa. Por exemplo: O lutador George Chuvalo ficou famoso pela sua capacidade de aguentar socos e por jamais ter sido nocauteado na carreira. Você pode socar Chuvalo no estômago por 15 rounds seguidos que ele não vai cair. Então se for jogar por exemplo contra Joe Frazier, lembre-se: no jogo ele tem 27 anos e seu gancho de esquerda está no máximo. Ele certamente vai procurar o melhor momento para usá-lo.

Frazier 
Os comandos respondem bem e fazem um bom uso dos 5 botões do 3DO, com todos os tipos de ataques do boxe (jab, uppercut, esquiva, gancho, cruzado, direto, etc), que mudam de intensidade e eficácia de lutador para lutador. A estratégia que serve para um certamente não servirá para outro, tanto no ponto de vista do ataque como de defesa.

Informações detalhadas e opções de câmera
Se você gostar de jogos retrô, for fã de boxe e tiver oportunidade, jogue Foes of Ali. Certamente não vai se arrepender. Foi o melhor game sobre o esporte até então.

Não deixe de conhecer a página deste jogo no Video Game Database, o maior site sobre retrogames do Brasil.
______________________________________________________________
No Brasil: Raro


Translate