Vamos falar de mais um exclusivo do 3DO. Doctor Hauzer, lançado no Japão pela Riverhill Soft em 1994 é, antes de qualquer coisa, o primeiro survival horror totalmente em 3D da história. "Mas e Alone in the Dark, que saiu pra PC dois anos antes?" Preste atenção: O primeiro totalmente em 3D.
Alone in the Dark é um grande jogo, muito superior a este aqui inclusive, mas não é completamente em 3D. A jogabilidade de AitD segue o mesmo esquema consagrado por Resident Evil anos mais tarde: Personagens e elementos 3D sobre cenários pré renderizados. Em Hauzer é tudo 3D, gerado em tempo real.
Dito isso, voltemos ao game: O engine é brilhante, muito a frente do seu tempo. Renderiza bem os objetos e personagens e permite que você escolha visão fixa, atrás do personagem, lateral, superior e em primeira pessoa. E você vai precisar mudar de visão, acredite. Uma curiosidade: A evolução deste engine foi utilizada pela mesma Riverhill software para fazer o game Overblood, um excelente jogo do Playstation.
Estamos em 1952 e você é um investigador que está a procura do famoso arqueólogo Doutor Hauzer, que dedicou sua vida a pesquisar um misterioso artefato antigo chegando a construir sua mansão sobre o local onde acreditava estar enterrado. Seu trabalho se tornou obsessão após a morte da esposa, que Hauzer acreditava poder trazer de volta à vida se conseguisse encontrar a peça. A busca deixou-o louco a ponto de não confiar em ninguém mais, chegando a um ponto onde ele espalhou armadilhas por toda a mansão e sítio de escavação, matando todos os seus empregados. Depois, desapareceu.
Você está sozinho, e estará sozinho o jogo todo (ou quase). Sim, este game não tem inimigos para enfrentar. Parece fácil... Mas no primeiro minuto depois de adentrar a Mansão Hauzer você será apresentado ao seu truque favorito: Morte súbita. O inimigo, na verdade, é a mansão e suas armadilhas.
É realmente uma pena que o jogo tenha sido lançado somente no Japão, sem tradução para o ocidente. É possível jogá-lo do começo ao final por tentativa e erro e entendendo um mínimo da história pelo visual, mas a maior parte se perde, visto que há vários livros e bilhetes para ler.
Graficamente lembra bastante Alone in the Dark. Os controles respondem bem e o som tem efeitos e músicas incidentais e dinâmicas que combinam perfeitamente com o clima do jogo.Curiosidade: As animações de loading são nas portas, igual a Resident Evil anos mais tarde.
Doctor Hauzer é um game obscuro do 3DO que merece ser conhecido, principalmente por aqueles que lembram do console somente quando o assunto é Road Rash, Gex e The Need for Speed.
_______________________________________________________
No Brasil: Muito raro.