O tema de hoje é velocidade. Este game iniciou a famosa série de corrida que já tem mais de 20 anos e chegou a virar filme (filme meia boca, mas virou).
Road & Track Presents: The Need for Speed
Sim, este é o nome completo do game que lançado pela EA em 1994 e começou a famosa série que existe até hoje. Quase um remake de Test Drive: The Duel, jogo popular nos computadores da época e supervisionado microscopicamente por uma famosa revista de carros, o primeiro TNFS é uma obra de arte da era 32 bits.
Aqui você não participa de uma corrida normal, não existe pista e patrocinadores, não há público. Apenas um sujeito fanfarrão chamado de "Mr. X" (O ator Brenan Baird, falecido em 2014), que o desafia para um duelo de supermáquinas em estradas povoadas por civis e patrulhadas por policiais.
Os carros foram selecionados a dedo, oferecendo um desafio variado. São apenas 8: Toyota Supra Turbo (vermelho), Acura NSX (prata), Mazda RX-7 (amarelo),Porsche 911 Carrera (Azul escuro), Dodge Viper RT-10 (azul royal), Chevrolet Corvette C4 ZR-1 (verde escuro),Lamborghini Diablo VT (preto), e a Ferrari 512TR (vermelha). As pistas variam entre litoral, montanha e cidade, cada uma com três segmentos totalizando 9 percursos, bastante diferentes um do outro tanto no desafio e traçado como nos cenários. Em todas as corridas você encontra policiais implacáveis que vão tentar pará-lo de qualquer jeito. Se conseguirem, aplicam uma advertência da primeira vez e levam para o xilindró na segunda.
Tela inicial, menu principal e especificações dos carros |
Perseguições, Policiais, batidas, tudo começou no 3DO. |
Os gráficos são limpos e o frame-rate é cravado em 24fps (parece pouco hoje, mas era o padrão do 3DO, que desde o primeiro momento buscava entregar uma "experiência cinematográfica"), o que de certo modo deixa a desejar, mas não compromete, pois o game pende mais para o lado da simulação. Cada carro tem painéis funcionais de acordo com o modelo real, bem como o ronco característico além do barulho real e individual da troca de marchas. Somado a tudo isso o CD traz um relatório completo sobre cada carro com dados técnicos, áudio fotos e vídeos demonstrando a sua performance na vida real, um deleite para os fãs de automobilismo.
A atenção aos detalhes é grande: Há inclusive o barulho individual da troca de marchas de cada carro |
Foi um dos carros chefes no Brasil, praticamente todos aqueles que compraram o console acabaram adquirindo o game, nas locadoras era disparado o mais jogado no 3DO. Na nossa terra não há como falarmos de 3DO sem nos lembrarmos de TNFS.
Curiosamente TNFS foi lançado quando o 3DO lá fora já tinha mais de um ano e na verdade começava a mostrar sinais de queda nas vendas, caminhando na direção do abismo. Havia a esperança de que salvasse o console, mas infelizmente não conseguiu.
Telas de loading: tão bonitas que a gente nem ligava |
Alguns anos mais tarde o jogo foi portado para o Playstation, Saturn e PC, ganhando novas músicas e pistas mas perdendo detalhes como as animações e sons das trocas de marcha, definição dos painéis, empobrecimento dos menus, retirada do tráfego nas corridas. A velocidade foi acelerada excessivamente e banalizou a experiência como um todo. Além de tudo isso, foram adicionados elementos na tela como barras de aceleração e indicativos diversos, comprometendo ainda mais a ideia original de oferecer algo mais próximo de uma simulação nos consoles. Se você conhece este game através dos ports, você não conhece The Need for Speed.
Sem barras ou indicadores externos: O que você precisa saber está no painel do carro e na estrada. |
Curiosidades
- No Japão o jogo recebeu o nome de "Overdrivin".
- Há um veículo secreto no jogo, uma Rocket Scooter que pode ser acessada via código. Para jogar contra ela, conecte um segundo controle. Comece um novo jogo, jogue por pelo menos 15 segundos. Acesse o replay e rebobine até o início. Pressione R + direcional para baixo + B no controle 2. Inicie uma nova corrida.
- No game Need for Speed Hot Pursuit, lançado para PS3, Xbox 360, Wii e PC em 2010, há várias partes do cenário que parecem ser uma atualização direta da pista "Coastal" do 3DO. Isso foi mais tarde confirmado pelos desenvolvedores em uma entrevista a revista EDGE.
Não deixe de conhecer a página deste jogo no Video Game Database, o maior site sobre retrogames do Brasil.
Não deixe de conhecer a página deste jogo no Video Game Database, o maior site sobre retrogames do Brasil.
___________________________________________________________