2110. Das cinzas da cidade de Los Angeles surgiu MEGAGGRID, uma metrópole opressora, superpopulosa, infestada de burocratas, controlada por mega corporações e gigantes sindicatos criminosos. As forças policiais não tem mais como conter a situação e algo precisa ser feito.
Dr. Grubert, um cientista visionário e recluso devido a um atentado que lhe tirou os movimentos das pernas cria um heli traje, uma roupa ágil com uma hélice acoplada e lotada de armamentos que proporcionam ao seu piloto uma chance de retomar a cidade.
Lançado pelo Studio 3DO em 1995, Blade Force se coloca como um dos mais belos e fluidos games do 3DO, com um frame-rate sólido cravado em 30fps. O helicóptero se movimenta velozmente e não há nenhuma queda de fps, mesmo com a tela repleta de ação ( e acredite, isso ocorre muito).
A cidade é bem texturizada, com áreas residenciais e industriais distintas e enormes, tem um clima enevoado e decadente, lembrando obras de estética cyberpunk como Ghost in the Shell e Blade Runner. O personagem é bem animado e os inimigos variam de naves a canhões de desenho pouco inspirado e até um pouco decepcionantes, mas mortíferos e muitas vezes montados em ameaçadoras estruturas combinadas, que podem derrubar um piloto distraído rapidamente.
Megaggrid, Dr Grubert e o Sindicato do Crime |
A primeira missão é uma espécie de tutorial. Dedique um tempo para aprender a pilotar bem, pois o
jogo não é fácil de nenhum ponto de vista. Durante o jogo você precisa derrubar sete lordes do crime entrincheirados em suas fortalezas. A cada prisão você assiste um briefing (em computação gráfica muito bem feita para os padrões da época), onde Dr. Grubert lhe dá as diretrizes da próxima missão.
A cidade é fria e dacadente |
O som, como sempre, recebeu um trato especial. Temos uma trilha sonora com um rock eletrônico e efeitos distintos para as pás da hélice, tiros e movimentação dos inimigos e explosões.
A ação é ininterrupta, o que quer dizer que você não pode pousar, e há o perigo do consumo de combustível, que deve ser observado. Lembre-se de River Raid do Atari e reabasteça sempre que tiver chance! O traje vem equipado com uma arma principal que pode ser melhorada com diversos power ups encontrados pelo mapa e outros 9 tipos de armamentos como bombas cluster, granadas e napalm. Também há um radar de voo em tempo real e um automap acessado com o jogo em pausa.
Um editor de fases é liberado ao inserir seu nome como YTMHNPA |
Nem tudo são flores: Na época do lançamento houve reclamações de jogadores com extremo enjôo devidos aos movimentos do helicóptero, que gira a tela vertiginosamente ao mudar de direção. Tenha isso em mente ao experimentar.
A abertura e os gráficos ainda seguram a onda |
Blade Force é exclusivo do 3DO e como poucos jogos da geração 32 bits, envelheceu muito bem. Procure conhecer e jogar.
Não deixe de conhecer a página deste jogo no Video Game Database, o maior site sobre retrogames do Brasil.
______________________________________________________
No Brasil: Não é raro