O 3DO não possui trava de região de nenhum tipo, o que na sua época tornou fácil as falsificações. Mas precisamos entender que os piratas daqueles dias, principalmente no início da vida do console, eram outros. Vamos ajudar você a abrir o Baú do Dave Jones.
Primeiro vamos explicar por que é tão difícil distinguir um jogo falso de um verdadeiro, quando se fala de 3DO: Outros tempos. CDs não eram tão fáceis assim de duplicar e as pessoas queriam ter em casa a nova tecnologia. Havia uma preocupação genuína em falsificar o jogo original, ludibriar o consumidor a comprar um produto falso como se fosse verdadeiro. Então os jogos vinham geralmente com manual e disco impresso e alguns deles feitos com tanto cuidado que até hoje é difícil de saber qual é qual a uma primeira olhada.
Mas vamos aqui tentar esclarecer isso de uma vez, para que você não se engane nem seja enganado (e não engane ninguém sem querer!) na hora de garimpar seus jogos.
Embalagem
Uma edição completa de Gridders |
Doom: Jogo dos 14 erros |
Jogos americanos, quando anunciados como completos, obrigatoriamente tem que possuir além da caixinha de CD a caixa grande de papelão, salvo edições "Not for Resale" que acompanhavam consoles quando vendidos e identificadas como tal (ex: Crash n'Burn, Gex, Shockwave, Fifa Soccer).
Crash n'Burn na edição que encartava o console |
Observe que as estampas das caixas grandes ou diferem das artes das caixas pequenas que acompanham, ou no mínimo nas pequenas elas sofrem uma adaptação. Se a marca ou a capa aparecerem esticadas ou disformes, nada feito. Edições européias vem em caixas duplas de CD, mesmo que o jogo tenha apenas um disco.
Original vs. pirata: A capa da direita foi reduzida para uma proporção diferente, o que distorceu completamente a arte |
Edição cara de pau de The Need for Speed vs original europeu. |
Edição européia de Defcon 5 |
Lançamentos japoneses possuem somente a caixinha normal de CD, mas a arte geralmente difere bastante da ocidental e em 90% das vezes é muito mais colorida e bonita. Os completos também vem com spine cards, mas nem todos guardavam estes, então nem sempre estão presentes. Mais uma coisa, não existiam capas de DVD na época do 3DO. Portanto, todos os jogos vendidos como originais em capas de DVD são pirataria da grossa, pelo menos a capa é.
Autobahn Tokyo, exclusivo do 3DO japonês. Acima, a "versão brasileira". |
Alguns jogos em caixa grande trazem o manual em formato grande também. como disse anteriormente, é comum encontrar manuais que foram escalonados para caber no formato quadrado da caixa de CD, e por isso estão fora de proporção, com as letras e figuras esticadas.
Manual do Flying Nightmares, original vs. pirata: veja a arte novamente fora de proporção |
Quase todos os jogos do 3DO são impressos em no mínimo 2 cores, mas há excessões (Drug Wars, Icebreaker). Existem discos piratas também com impressão muito boa e que enganam, mas não passam nesse teste: busque "(nome do jogo) 3DO disc" no Google Imagens, para referência.
TNFS: Pirata vs. original |
Outro detalhe a ser observado são aquelas marcações no centro do disco, que indicam, nos CDs originais, o código de fabricação, lote, região, etc. Nos piratões elas não existem e quando existem são curtas e em uma única linha.
Marcações no centro |
Um comentário oportuno: Os CDs piratas do 3DO, na maioria das vezes são bem gravados, e para jogar prejudicam muito menos o leitor do seu console que um CDR moderno, gravado em casa. Se o seu negócio é jogar os games sem se preocupar com coleção e você puder comprar por um preço razoável, compre.